sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Embalagens criativas

Os empresários vão lançar uma coleção de embalagens só com dinossauros. Uma idéia para aumentar as vendas das pizzarias.


Pizza de calabreza, portuguesa, margherita e a tradicional mozzarella. De olho neste mercado, uma empresa de publicidade lançou uma novidade. Mudou totalmente as embalagens usadas para entregar as pizzas.

De acordo com a Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, a capital paulista tem 6 mil pizzarias, que vendem 43 milhões de unidades por mês. É pizza que não acaba mais.

Constantino e Cláudia Kostakis transformaram o papelão em quebra-cabeça. São árvores de Natal, formigas e dinossauros. Agora, os clientes recebem em casa a comida e um brinquedo para distrair os filhos.

“Cria aquela interação entre pais e filhos, que hoje em dia é difícil. Aí você acaba ajudando o teu filho a montar, estimula raciocínio, é muito legal”, garante a empresária Cláudia Kostakis.

A idéia surgiu há três meses. Constantino fez a patente do produto e começou as vendas. Cinco pizzarias de São Paulo usam os novos modelos de embalagem. A empresa já vendeu 20 mil unidades. As caixas com brinquedos custam o mesmo que as comuns: entre R$ 0,70 e R$ 0,90. E garantem um diferencial que convence os donos de pizzarias.

“Quando eu mostro a brincadeira, o interesse cresce muito. As pessoas ficam admiradas com o invento”, afirma o empresário Constantino Kostakis.

Para usar o brinquedo é só destacá-lo da caixa e pressionar as linhas pontilhadas com o dedo. E para montá-lo, é preciso seguir as instruções que estão na lateral. Já existem 23 modelos diferentes. Uma das pizzarias pediu para o empresário colocar descanso de copos na embalagem. As bolachas têm caricaturas dos funcionários da pizzaria.

Segundo Constantino, os brinquedos aumentam a permanência da embalagem na casa do cliente. O que garante a exposição do nome da pizzaria por mais tempo.

“No nosso caso, nas brincadeiras, a caixa pode ficar até dias na mão de uma criança. Já no caso das que não têm essa propaganda, mas sem nenhum divertimento, em 20 minutos está no lixo”, diz Constantino.

A empresária Cláudia já pensa em implantar um calendário de embalagens para o ano inteiro.

“Como você tem o ano inteiro para trabalhar, dá para trabalhar com um produto sazonal. Vamos supor, outubro você trabalha o dinossauro, que é o mês da criança. No mês de maio, Dia das Mães. Em seguida vem junho, Dia dos Namorados. E assim sucessivamente”, explica Claudia.

A empresa investiu R$ 12 mil no novo negócio. E já recuperou o dinheiro. Agora a meta é fornecer 500 mil caixas por mês. Os empresários vão lançar uma coleção de embalagens só com dinossauros. Uma idéia para aumentar as vendas das pizzarias.

“A gente criou agora uma coleção com nove dinossauros, ou seja, são nove pizzas”, conta Claudia.

Outra idéia é vender projetos para grandes empresas, que fariam propaganda nas caixas.

“No caso de uma companhia aérea você pode montar um avião. No caso de uma empresa de bebida, uma cervejaria, você pode colocar descanso de copo. Então você tem infinidades de brincadeiras”, garante o empresário.

Pizzarias dos Estados Unidos, Argentina, Israel e Costa Rica já negociam para comprar o produto.

“O pessoal que está vendo, realmente está dizendo que foi uma ótima idéia e que vai revolucionar o mercado de embalagem de pizza. Não só no Brasil, como no mundo todo. Sendo uma exclusividade, um produto patenteado, isso dá uma garantia muito grande”, acredita Constantino.

A empresa de Carlos Alberto Rosatti faz as caixas com quebra-cabeças. Como o produto é novo, sempre surgem idéias para melhorar o formato.

“Você dá um pique a mais, você dá um pique a menos, um pique a mais que você der na caixa, na hora da pizzaria ela pode cair na pizza e não fica legal”, diz o empresário Carlos Alberto Rosatti.

O empresário Antônio Carlos de Toledo resolveu apostar na idéia. Ele é dono de uma pizzaria num bairro nobre de São Paulo há 26 anos. E viu no produto uma possibilidade de cativar os clientes.

“Você vai agregando, vai melhorando, na busca constante de superar aquela expectativa”, ensina Antônio Carlos de Toledo, dono da pizzaria.

Agora, a caixa do restaurante tem um quebra-cabeça. Os motoboys entregam 2 mil pizzas por mês. Todas vão para as casas dos clientes com o brinquedo.

“Primeiro a criança se surpreende porque é uma novidade. Segundo, é um joguinho, gostoso, relativamente fácil de se montar, não é nada complicado. Então, atingiu o objetivo 100%”, comemora Antônio Carlos.

Anelena Zorowich é cliente da pizzaria há nove anos. O filho dela, Augusto, de 7 anos, adorou a mudança.

“Porque é um quebra-cabeça. Eu gosto de quebra-cabeça. É um jogo bem legal. Gostei muito”, diz o menino Augusto.

Enquanto Augusto monta as peças do quebra-cabeça, Anelena arruma a mesa para o jantar.

“Achei excelente a novidade. As crianças aqui em casa adoraram”, Anelena.

Disponível no site http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR303594-5027,00.html Acessado em 05 /10/2007

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