terça-feira, 15 de dezembro de 2009

oficinas :: cursos :: palestras

Há 25 anos fazendo o que gosta

DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS

MINISTRA:

        • Como Falar em Público: A Oratória Moderna;
        • Estratégias de Estudo: Memorização & Criatividade;
        • A Arte de Viver em Sociedade;
        • Atendimento Fantástico;
        • Motivação: Busca sem Limites... [palestrAShow];
        • Gerente: Seu Papel e suas Atribuições;
        • CRIATIVnãotemIDADE [oficina];
        • Comunicação EFICAZ [oficina];
        • TEATRO: A vida é uma grande peça... [oficina];
        • LITERATURA de CORDEL [oficina];
        • Entre outras...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PALESTRAS - CURSOS - OFICINAS






Às vezes, é preciso inverter a rota dos ponteiros do relógio para buscar compreender quem somos e que vem a ser o mundo que nós mesmos construímos, a partir do verbo proferido e de crenças elaboradas. Então, desconfia-se de que o mundo seja tão redondo, ou uma bola em trajetória invariável.

Cerca de vinte anos, conheci na faculdade de Letras um executivo de banco que contabilizava "fiapos de conversa" e algumas coisas que "lia por aí". Entretanto, o relógio comandava sua vida. Agora, tempos mais tarde, reencontro esse amigo, feliz. Ele guadara como a um tesouro os fiapos de conversa - dos quais fez, com razão, a razão de sua vida. Despendindo-se do banco, passou a dar palestras usando um relógio sem ponteiros e vestimenta de pallhaço.


Este é Airton Soares(AS), que vem partilhar conosco algumas das observações e relatos sobre esse "Mundo fora de esquadro", construído de fiapos de conversas e episódios da nossa trajetória cotidiana, com infinitas posssibilidaes de realização.

Prof. Ednardo Gadelha



Quem deseja desenvolver sua criatividade, não pode preocupar-se muito com a aprovação dos outros, pois o consenso sempre rejeita a
.AÇNADUM

palestrAS how


CONTATO:

85 8837 7533 airton.soares.as@gmail.com



"AS" Airton Soares
É (in) formado em Letras, e se generalizou (autoproclamado)em Literatura Brasileira.

Cursou Economia, Filosofia e Psicologia. Trabalhou no Grupo M.Dias Branco,
Banco do Estado do Ceará e Organização Educacional Farias Brito.

Há 20 vinte anos ministra cursos e palestras, para empresas e estudantes, nas áreas de Recursos Humanos, Comercial e Administrativa usando como metodologia o Teatro Empresarial. Entre seus clientes - parceiros estão: FÁCIL Consultoria - SERH Consultoria - CDL - FCDL - SEBRAE - CETREDE - SESC, BNB, Universidade de Fortaleza - UNIFOR, entre outros.


A LINGUAGEM TEATRAL


pode atingir a todos, com o privilégio de se fazer entender sem ser tediosa. Temos o cuidado de levar até seu funcionário temas que dizem respeito ao mundo corporativo e pessoal.

Faça acontecer na sua programação... O seu treinamento será um espetáculo!


Uma atração especial
Sempre chama a atenção.
Faça o diferencial
Na sua programação.


Converse com o "AS"
Um instrutor diferente
Que dramatiza seus cursos
Com poesia e repente.


Bastante experiente
No Teatro Empresarial,
Poeta, Humorista e Didata
É P H D do informal
Maiores informações
Consulte ao lado o referencial









ROTEIRO da PALESTRA

Airton Soares

no papel de Biury Fu Máufi, O Boca Linda

Esta apresentação dar-se-á através de utilização de diversos objetos, retirados de sua mala, tais como: Revistas, espelho, peixe fossilizado, tênis, cabeça em escultura de madeira entre outros. Cada "ilustração" (objeto)

O PALHAÇO - consultor fará também ilustrações de forma lúdica com letra de músicas; declama poesias e cita vivências e “causos” que geram bastante descontração entre os participantes.

Obs.:

ü De acordo com a reação da platéia, falas de improviso serão introduzidas ao longo da apresentação do personagem;

ü Em sendo assim, o roteiro da palestra é passível de alterações sem, no entanto, “fugir” do tema central acordado pelo cliente.

+ de 200 APRESENTAÇÕES

CEARÁ E OUTROS ESTADOS








Motivação: Busca sem LIMITES


Mês passado fui fazer palestrAShow* para o pessoal da CAMED, Caixa de previdência dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, abordando o tema Motivação: Busca sem limites . Na ocasião, foi divulgado meu livro O Mundo Fora de Esquadro e o cordel, também de minha autoria, Ancião Cidadão Seus Direitos na Palma da Mão, baseado no estatuto do idoso. Casa cheia. Muita interação do público. Atingi plenamente o obejtivo da palestra, segundo Mildred, coordenadora RH. E... sou feliz por realizar, mais uma vez, um trabalho em forma de Arte.














palestrAShow

CAMED


Recebi & Agradeço comentário, via email, de Mildred Bezerra , Analista de RH da Camed.

"Airton, Realmente foi demais! Todos nós adoramos. Inclusive os comentários positivos ainda estão rendendo aqui na Camed. Você é um verdadeiro artista e está de parabéns! Biury ou você, você ou Biury, não sei... Apenas sei que essa química que há entre vocês dois foi fundamental para provocar bastante reflexão em cada um de nós e com certeza, saímos de lá um pouco diferentes."









CAMED ::ABRIL :: 2007








CAMED :: ABRIL :: 2007









CAMED ::ABRIL :: 2007








Professor "AS" O Professor do

"SEXTO SENTIDO"...

O professor que dá sentido ao cesto!

(85)8837 75 33









palestrAShow
Biury Fu Máufi, o `Boca Linda´


Biury em ação no 1º FORECE
Fórum Espírita do Ceará :: Ago.2006.

O que dá pra rir dá pra chorar...

Palestra na Academia Cearense de Letras (ACL)

palestrAShow

“AS” BOTA MEMÓRIA NA
CABEÇA DOS ACADÊMICOS

=================


O poeta, ator e instrutor ipuense, acadêmico Airton Soares (AS), em reunião da Diretoria da AILCA – Academia Ipuense se Letras, Ciências e Artes – presidida pelo acadêmico Manuel Evander Uchôa Lopes, proferiu palestra subordinada ao tema: COMO MEMORIZAR COM CRIATIVIDADE. Na preleção, realizada na sede da Academia Cearense de Letras (ACL), sábado (12), o AS fez um resumo do seu Curso de Memorização, usando a metodologia do ABC - Aprendendo Brincando a gente Cresce. Nela, ele foi falando das técnicas de memorização, mostrando na prática como utilizar a memória de maneira criativa.


Teatralmente, o ator Airton Soares fez a introdução da palestra representando um “padre professor.” Ele entrou em silêncio e retirou um jaleco branco que cobria a DEM (Deusa - Espantalho da Memória?) e falou: ”Por favor, todos de pé.” Deu bom dia e perguntou aos decorantes e decorandas: “Aceitam de livre e espontânea vontade contrair matrimônio com a DEM?” “Aceitamos, sim!” Responderam todos. Então, acrescentou o padre professor: “Vocês estão dispostos e decididos a receberem no fundo do coração todas as suas filhas: memória imediata, memória de curso prazo, memória de longo prazo, memória episódica, autobiográfica, etc?” Todos afirmaram: “Estamos, sim!”

Sem falar, ele mostrou os objetos que foi tirando do DEM – bule, caju, forma de gelo, mosca, penico, taça, entre outros – e representando alguém da plateia o personagem exclamou: “Jesus! Não acredito no que eu estou vendo. Será que este palestrante é doido ou será que ele está só se fazendo?” E continuou: “Mas... É preciso que se entenda, isto num tem nada a ver com memorização. Esse professor ta aqui por encomenda. Isto é uma tremenda da gozação... Vou chamar o Airton Soares para resolver esta situação...!”

A PALESTRA
----------------

O acadêmico Airton Soares começou a conversa, realmente, explicando a sigla “SIM” – M de motivo, I de interesse e S de sentido – e definindo memorização disse que “memória é a aquisição, formação, conservação e recuperação de informações”.

Sobre criatividade, o AS disse ser a “capacidade de inventar, fazendo o diferente.” Citando Fayga Ostrower, ele acrescentou que a “criatividade é um potencial inerente ao ser humano, por isso que é comum a toda gente,” adicionando que o propósito da criatividade é “solucionar problema, gerar oportunidade,” e que “a criatividade é um potencial próprio da condição de ser humano e a realização desse potencial uma de suas necessidades.”

Falando sobre a memória biológica e a memória artificial, o palestrante disse que “estamos sendo engolidos (ninguém quer mais pensar) pela memória artificial”. Prosseguindo, citou Mino (nosso cartunista): “Quem me vê calado assim pensando / não pode sequer imaginar / a vida que levo meditando / nas razões que procuro encontrar / e dirão, certamente - é um vagabundo / mas não sabem que o pensamento profundo é o campo em que estou a trabalhar.”

Reforçando este bloco, Airton Soares cantou, com a plateia, trechos da música FELICIDADE, de Lupcínio Rodrigues. “O pensamento parece uma coisa à toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar”. (Gancho da música: ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DA FANTASIA E DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM)

Para o ator e acadêmico Airton Soares eis as técnicas de memorização: “repetição, imagens mentais, técnicas dos espaços, palavras – chaves, siglário, números, rimas, etimologia.” Explicando passo a passo suas dificuldades em memorizar a poesia, diz a técnica utilizada para solucionar o problema, poetizando “Aula de Português,” de Drummond. Ao término da palestra, os participantes – em clima de total descontração - teceram comentários sobre a palestrAShow, do acadêmico Airton Pereira Soares.

O CURSO
-----------

Convém esclarecer que o Curso de Memorização, ministrado pelo palestrante Airton Soares, com cerca de oito horas de duração, tem o objetivo de “propiciar ao treinando a descoberta do seu plano pessoal de estudo e de como aumentar e melhorar a retenção e resgate de informações importantes para utilização em cursos, palestras, provas de concursos, através da criatividade e de técnicas de memorização”, segundo ele.

As aulas do curso são participativas, apoiadas em “fundamentação conceitual, com trabalho em grupo, leitura e discussão de textos, estudo do conteúdo de filmes, dramatização e vivência de situações e jogos", esclareceu.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS
( Ética – Respeito – Dignidade )



jpMourão
(João Pereira Mourão)
Informação, opinião, aplauso, combate.


QUE O IPU (de hoje) SALVE O IPÚ! (de ontem