Blogs e fóruns já são ferramentas de comunicação e motivação
No começo deste ano, João Ghinato saiu de férias. Aproveitou o tempo livre para conhecer o que os programas mais populares da internet podem fazer pela sua empresa. Cadastrou-se no Blogger, no Orkut e em fóruns de discussão. E voltou com idéias para a AG2, agência digital de soluções para grandes corporações, onde atua como diretor de projetos e de TI. “Era uma necessidade operacional e gerencial. Diante do crescimento da empresa, era fundamental ter uma comunicação eficaz que não fosse limitada como o e-mail e na qual os colaboradores pudessem se expor, ouvir, criar conteúdo”, afirma Ghinato.
Ele acabou criando um blog para que os funcionários de cada setor da empresa possam postar informações e comentários. Também foram implementados fóruns de discussão para debater as questões internas mais relevantes que surgem nos blogs. E quando os empregados chegam a um consenso sobre um assunto, publicam uma espécie de Wikipédia corporativa [enciclopédia virtual, que aceita contribuições], reunindo informações úteis para os funcionários.
Com as novas ferramentas, Ghinato assegura que os 160 funcionários da empresa, distribuídos pelas unidades de Pelotas, Porto Alegre, São José dos Campos e São Paulo, estão mais integrados. “Nos blogs, as pessoas se sentem estimuladas a expor o que pensam porque a linguagem é coloquial”, explica o diretor.
Ele lembra que, em abril, um mês depois que as novidades foram implantadas, uma funcionária sugeriu que a empresa adotasse a coleta seletiva do lixo. A idéia chegou facilmente aos superiores por meio de um fórum, evoluiu e hoje a separação do lixo está instituída na companhia. “Os funcionários se sentem respeitados pela transparência da empresa, trocam idéias com os superiores e sentem que sua opinião é levada em consideração. Trata-se de uma ferramenta de motivação no trabalho também”, recomenda Ghinato. Os gerentes também são estimulados a postar e dividir conhecimentos e, também, fomentar a participação de todos os comandados.
Mas atenção: a ferramenta pode virar um tiro no pé, avisa o diretor de TI da AG2.. Para que blogs, wiki e fóruns não virem brincadeira, ele orienta os funcionários a evitar a postagem de conteúdos não relacionados ao trabalho. Agora, a AG2 também está repensando o bloqueio das páginas de Orkut e messenger que vigora na empresa. “Limitamos o acesso porque a rede ficava sobrecarregada, mas a tecnologia evoluiu neste sentido e sinto que temos que trabalhar com a maturidade das pessoas. Um ambiente sem tantas regras é mais agradável”, acredita Ghinato. (Luiza Piffero)
Fonte: AMANHÃ - Newsletter diária n.º 1026 - 24/08/2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário