"Uma boa prática é ter sempre uma excelente teoria, um conhecimento estruturado"
.
Peter Drucker esclareceu que todas as organizações têm objetivos a cumprir;
.
Ele também explicou que os líderes são os responsáveis pela criação e pela aplicação da estratégia para que esses objetivos sejam atingidos;
.
A isso o mestre austro-americano chamava da "teoria da empresa". O encontro de três fatores: do objetivo, das condições externas e da estrutura da empresa;
.
Desses fatores o mais fácil é o objetivo, pois ele pode ser dimensionado em função do histórico** da empresa e do sonho de seus dirigentes;
.
O olhar para fora implica entender o mercado, identificar os clientes, conhecer os concorrentes, estabelecer parcerias;
.
Já o olhar para dentro verifica as competências existentes para corrigir os possíveis gaps* quando comparadas com as competências necessárias.
.
Artigo de Eugenio Mussak, As teorias do líder, adaptado da revista Você S.A., por Airton Soares. julho - 2007
* Gaps: buraco, lacuna.
** Vincular o dimensionamento do objetivo à frase de Machado de Assis: "Nem tudo tinham os antigos, nem tudo temos os modernos; com os haveres de uns e outros é que se enriquece o pecúlio comum." Portando, devemos juntar as realizações de ontem com as possibilidades de hoje. (citado por Ismael de L. Coutinho em Gramática Histórica.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário