quinta-feira, 3 de abril de 2008

VOCÊ É EFICAZ?

Por Airton Soares

No âmbito da psicologia, podemos definir, sucintamente, o termo eficácia como sendo a capacidade de produzir um resultado desejado. Portanto, ser eficaz é ser capaz de enfrentar os desafios da vida. Todo ser humano deseja e necessita essa sensação de competência e ela está intrinsecamente relacionada com um dos aspectos centrais da auto-estima.

DOIS POTENTES PILARES
A auto - estima está alicerçada por dois potentes pilares: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valorização pessoal. O primeiro nos recheia de auto - confiança e o segundo de auto - respeito. Podemos dizer finalmente que quanto maior a nossa capacidade de acertar em nossas relações profissionais e afetivas, maior será nossa capacidade de desenvolver amor por nós mesmos. E quando a gente se ama brota a motivação para viver.
Só um lembrete: muitas vezes "inflacionamos" o sentimento de competência e valor pessoal. Neste caso não tem "nadazaver" com auto - estima mas sim, com egoísmo e auto -suficiência.

RESPONSABILIDADE
Façamos uma pequena viagem ao interior. Quando perdemos um objeto é muito comum procurar uma cartomante e pedir para que ela bote um "responso", ou seja, ela irá nos responder onde se encontra tal objeto.
Daí a expressão "responsório de Santo Antônio". Pede-se a Santo Antônio uma resposta (casarei? Quando? Com quem?) Estas seis primeiras linhas têm o propósito de ilustrar a etimologia da palavra responsabilidade que significa uma resposta hábil aos estímulos do universo.(responso+ hábil+ idade).

A PONTE
Podemos, então, fazer uma "ponte com os dois pilares citados acima: Quanto maior nossa capacidade de resposta maior é a nossa autonomia.
E o que é ter autonomia? A autonomia se expressa, segundo o psicólogo Nathaniel Branden, por meio da capacidade de uma pessoa de sobreviver com independência (sustentando e mantendo sua própria existência por meio de um trabalho produtivo); pensar com independência (vendo o mundo com seus próprios olhos) e julgar com independência (respeitando seus sinais e valores internos). Sem autonomia(responsabilidade pessoal) não existe auto-estima.

PÁRA POR AQUI?
Não. Não pára por aqui. A auto- estima depende da nossa qualidade de vida e qualidade de vida depende da nossa auto - imagem. A auto - imagem, segundo os psicólogos foi maior descoberta do século passado e é definida como o conjunto de todos os nossos sucesso e fracassos "catalogados" ao longo de nossa vida.
A auto -imagem é formada pelo nosso pensar o mundo, a "turminha da esquina", a Igreja, a Família, a Escola, a Empresa e & `Cia Ltda´.
---------------------
"Quanto maior a nossa auto-estima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade, pois não os vemos como ameaça, não os sentimos como "estranhos e amedrontados", uma vez que o auto - respeito é o fundamento do respeito pelos outros, da sociabilidade."

Nenhum comentário: